segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O saber ouvir do mestre

Falamos sobre a figura do mestre, sobre formas de ensino, e ficamos buscando um modelo ideal de educação. Talvez seja uma busca constante, mas com elementos que podemos analisar se é interessante ou não, viável ou não, para tornar a educação um processo mais próximo do ideal. No texto de Rubem Alves – A arte de ouvir – temos um elemento relevante para levarmos em conta no que se refere a educação: a escuta.
Anteriormente, vimos a importância do professor em saber como provocar o aluno na busca do conhecimento sem ficar preso em apresentações teóricas pois estas estão ao alcance de formas variadas, sendo o professor aquele que vai despertar a curiosidade do aluno para que este vá de encontro as respostas que procura. E para que isso ocorra é importante que o professor saiba ouvir. O aluno tem perguntas a fazer, tem uma curiosidade natural que se o professor souber conduzir, ajudará a transformar o processo de educação em algo mais satisfatório para os dois lados.

Exercendo a escuta, o professor também dá liberdade para que o aluno se expresse melhor, sendo fundamental essa expressão pois desperta também a criatividade desde aluno que é um dos elementos importantes nesse processo de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário